5 games que vão estimular a sua criatividade automotiva

16 DE SETEMBRO, 2015

Lembro-me que o primeiro contato com games que abordavam o mundo automotivo foi com o clássico Top Gear, do Super Nintendo. A minha primeira experiência com corridas 3D veio com o The Road & Track Presents: The Need For Speed (sim, o primeiro game da franquia Need For Speed) no Playstation, sendo um dos meus primeiros contatos com carros licenciados, onde naquela época eu nem sabia do nome de nossos carros nacionais, mas já conseguia diferenciar muito bem um Lamborghini Diablo de uma Ferrari Testarossa.

A quebra de paradigmas veio em 2003 com o Need For Speed Underground. Era um conceito novo para mim sobre carros, personalizar o seu e criar uma identidade própria, algo que explodiu a minha cabeça e abriu meus horizontes. Gostei tanto da coisa que comecei a desenhar carros personalizados, me fazendo ter interesse na área, investir em conhecimento e chegar hoje onde estou. Com certeza devo parte dessa motivação aos games...

Se usados de maneira correta, além de proporcionar diversão, eles podem enriquecer o seu conhecimento técnico ou aguçar a sua criatividade. Aqui vou listar para vocês não somente games com o tema "automóveis", mas sim aqueles que ajudarão a você desenvolver o seu conhecimento mecânico e criatividade.

Os games abaixo foram escolhidos segundo o meu gosto pessoal e contato maior com eles. Há muito mais outros que também são bons para o aprendizado, porém citarei abaixo os 5 mais marcantes. 

CAR MECHANIC SIMULATOR 2015 (PC)


Você não se tornará um mecânico mestre digno das habilidades de reparar um Fórmula 1 em 5 minutos, porém ele te dará uma boa base de onde ficam as peças principais e como o processo de montagem e desmontagem funciona. Isso ajudará bem a perder o medo de mexer em seu carro, além de servir como um aprendizado. No meu caso, é de grande ajuda para saber como funciona o sistema de refrigeração do ar, assim posso ter uma noção do que respeitar para criar os meus kits.

A versão 2014 já é bacana, porém a 2015 trouxe muito mais novidades e peças para serem desmontadas, além da possibilidade de personalização estética (porém um pouco limitada e só está presente em uma das DLCs). Disponível para PCs, Car Mechanic Simulator é uma maneira divertida para se aprender sobre mecânica, sem o risco de danificar o seu carro na vida real.

Prós: O jogo é bem didático ao mostrar o processo de montagem e desmontagem de um carro. Você com certeza irá aprender um pouco sobre mecânica com ele.

Contra: A ferramenta de pintura de carroceria é muito limitada. Poucas opções de personalização (via DLC).

FORZA HORIZON 2 (XBOX 360, XBOX ONE)


A apresentação do primeiro Forza Horizon foi uma surpresa para muitos. Saindo um pouco do mundo das corridas homologadas de circuito fechado, o Horizon ia na vibe de grandes eventos automotivos e festas ao ar livre, tendo uma trilha sonora e cenários incríveis do Colorado, nos Estados Unidos. As ferramentas de personalização dos veículos permitiam você criar o seu carro da sua maneira para curtir o evento, desde um simples Volkswagen Corrado, como também grandes superesportivos do naipe do Lexus LFA e afins. O Horizon 2 repete a receita, com a adição de novos veículos. A adesivagem ampla permite você criar vários esquemas de pinturas, desenhos e logotipos de diversos formatos. Para quem curte criar esquemas de pinturas para carros de drift ou competição, ele é a escolha certa.

Prós: Ferramenta de adesivagem permite esquemas de pintura impecáveis.

Contra: Há alguns carros que a alteração estética é limitada.

GRAND THEFT AUTO V (PLAYSTATION 3, XBOX 360, PLAYSTATION 4, XBOX ONE, PC)


Grand Theft Auto (ou "GTA", para os mais íntimos) é uma franquia de peso, mais focada no ramo de ação do que de corridas, propriamente dito. No consagrado San Andreas, fomos introduzidos à opção de personalizar nossos carros, com rodas, spoilers e outros acessórios, porém o destaque maior veio no GTA V, tendo esta ferramenta amplamente melhorada. O que impressiona mais na ferramenta de customização dele são as cores de carroceria, sendo possível até criar diversos tons metálicos, perolados e foscos com uma qualidade de coloração vista em poucos jogos.

Para você que quer um jogo para descontrair, mas que te ensine combinações de cores na carroceria com boa fidelidade, invista um pouco do seu tempo criando diversos carros de variados tons e misturas, além do jogo poder te proporcionar momentos divertidos nas missões cooperativas no modo online.

Prós: Ferramenta de pintura de carroceria muito boa, permite grandes combinações se utilizada da maneira correta.

Contra: Nem todos os veículos do jogo são 100% personalizáveis, o que pode decepcionar um pouco os aficionados por personalização. 

MIDNIGHT CLUB: LOS ANGELES (PLAYSTATION 3, XBOX 360)



Numa pegada de corridas de rua bem no estilo arcade, o Midnght Club se diferenciou dos demais games de corrida por apresentar uma jogabilidade bem frenética. Com o terceiro jogo da franquia vieram as ferramentas de customização e vários kits licenciados, representando bem o cenário da customização automotiva da época. O quarto game da franquia, lançado em 2008, cultiva alguns traços da versão anterior, com melhoras gráficas e um mundo aberto mais vivo. Enquanto a quinta versão da franquia não aparece, a Los Angeles já dá conta do recado e oferece uma boa diversão. Faça bom uso das ferramentas de personalização, principalmente nas de adesivagem!

Prós: Boa diversidade de customização, inclusive no interior dos carros, sem contar a ferramenta de adesivagem, tão boa quanto a do Forza Horizon.

Contra: Alguns kits visuais possuem design genérico, o que pode desagradar os mais detalhistas.

NEED FOR SPEED 2015 (PLAYSTATION 4, XBOX ONE, PC)


Esta grande franquia não poderia ficar de fora desta lista. Mesmo passando por diversos altos e baixos, Need For Speed foi marcante para muitos, principalmente as versões que levavam um pouco da customização dos veículos e abordava as corridas de rua como tema principal, tais como Underground 1 e 2, Carbon e Most Wanted 2005. Eu mesmo aprendi muita coisa com estes jogos e a versão de 2015 promete entregar o melhor de cada jogo anterior da franquia neste único game. Não tirarei nenhuma decisão precipitada dele sem antes jogá-lo, porém assistindo aos vídeos pré-lançamento, já posso dizer que sua aquisição já te antecipa para ter conhecimento do que o mercado quer no ramo da customização, visto que nele há inúmeros kits legalizados que estão em alta no momento, tais como rodas taludas, kits aerodinamicos e fenders encorpados e agressivos.

Sua ferramenta de customização aparenta ser bem diversificada para cada item do carro. Será que este Need For Speed vai entregar tudo o que ele promete? Vamos esperar para ver...

Escrito por:
Victor Braga e Bravo
Fundador do Victor Bravo Design, Victor Braga e Bravo é estudante de Engenharia Mecânica, trabalhando também na área de design, com foco principal na customização de automóveis.

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes