Raridades nacionais - Guepardo

Resolução: 1600x900px | 4000x2250px

Anos 80, as importações de veículos eram proibidas e o mercado aclamava por automóveis diferentes e empresa Guepardo Veículos Limitada, criada pela parceria de Ronaldo de Almeida Brochado (ex engenheiro da Puma e General Motors) e Érico de Almeida Bastos Filho, com o foco em produzir veículos fora de série de visual único, exclusivo para tentar conseguir suprir esta demanda. De alguns de seus experimentos, um dos que mais me chamou a atenção pela proposta é o Guepardo, criado em 1983. O modelo era feito sobre a carroceria do Volkswagen Voyage, porém a parte externa do sedã era toda remodelada, apesar de ser considerada uma personalização, o ele se transformava praticamente em outro carro.

Foto: Revista Motor 3

O interessado pela personalização levava o seu Voyage até a concessionária, onde este sofria as alterações para receber o novo visual de carroceria cupê (no qual a cor poderia ser qualquer uma a gosto do proprietário), onde teria o teto serrado, com as colunas mais inclinadas para dar um visual mais esportivo, traseira encurtada, terceira porta de fibra com abertura ampla (estilo que os carros hatch possuem em geral), lanternas traseiras do Gol, novas partes confeccionadas em fibra, teto estilo targa removível, kit de pára-choques e rodas novas. O protótipo foi feito nestas especificações, recebendo também rodas de liga Scorro (usadas no protótipo, porém outros modelos poderiam ser escolhidos pelo cliente), interior retrabalhado com bancos de couro e volante novo com detalhes em veludo preto. Em 1985 o modelo viria sofrer pequenas modificações visuais, tais como traseira com lanternas do Chevrolet Monza e faróis quádruplos na parte dianteira, inspirados no visual do Maserati Biturbo.

O cupê tinha um teto removível no estilo targa. Foto: Ronaldo de Almeida Brochado

Naqueles tempos este felino mecânico já atraía olhares e dúvidas de curiosos querendo saber de que modelo se tratava, o que hoje em dia não aconteceria diferente no ramo dos antigomobilistas e apreciadores de raridades. Este Guepardo é tão raro e difícil de se ver em nossas ruas quanto o felino africano que inspirou o seu nome e assim como os fotógrafos das savanas, clicar um destes em ação pelas ruas é um grande achado!

Foto: Revista Motor 3

Ficha técnica:

Motor: dianteiro, 4 cilindros em linha, longitudinal, 1588 cm³, aspirado, 8 válvulas, carburação dupla
Transmissão: manual de 4 marchas, tração dianteira
Performance: 81 cv a 5200 rpm, torque 12,8 kgfm a 2600 rpm
Consumo: não divulgado
Suspensão: dianteira independente do tipo McPerson, traseira eixo de torção
Freios: dianteiros disco sólido, traseiros tambor
Pneus: não divulgado
Peso: 890 kg
Dimensões: comprimento 3883 mm, entre-eixos 2358 mm, largura 1601 mm, altura 1324mm

Para ver mais carros do Raridades nacionais, clique aqui.

Agradecimentos e fontes:
Puma Classic
Revista Motor 3 (Abril de 1983)
Ronaldo de Almeida Brochado

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes