Raridades nacionais - Silpo Chevette Bi-albero

Silpo Chevette Bi-albero 1979
Resolução: 1600x900px | 4000x2250px

a falta faz com que busquemos soluções para sanar um problema e foi exatamente isto que o ítalo-brasileiro Silvano Pozzi fez. Num mercado de época extremamente limitado, encontrar peças de performance específicas era algo muito difícil e procurando sanar algumas limitações do cabeçote do Chevette, Silvano acabou produzindo por conta própria o sistema bi-albero ("dupla árvore de cames" em italiano), que viria a equipar poucas unidades e o Chevette mais raro do Brasil.

Fotos: Juvenal Jorge

O kit externo foi desenvolvido pela Envemo e conta com novo jogo de pára-choques dianteiro e traseiro, retrovisores aerodinâmicos, faróis novos de desenho retangular, faróis de milha, caixa dos pára-lamas mais largas e maiores, acompanhado das rodas Scorro "Cruz de Malta". Apesar de ser chamativo externamente, a maior inovação dele se encontrava na parte interna, no cofre do motor para ser mais preciso. Numa época de pouquíssimos recursos tecnológicos (lembre-se, ele foi produzido no início dos anos 80!), Silvano conseguiu desenvolver um cabeçote de comando duplo, feito não somente para aumentar a potência do motor, mas também a sua durabilidade.

Seu motor de cabeçote duplo e dois carburadores Weber.

Encontrar sobre seu paradeiro é bom complicado, porém as últimas notícias que tive do modelo é que ele não possui mais a cor em dois tons, posteriormente trocada pelo azul metálico, assim como o cabeçote que o equipa, que foi equipado em aproximadamente 5 Chevettes (os números de produção não são muito precisos), porém todos estes bateram ou sumiram, tendo indício que o único que sobrou foi deste modelo retratado na postagem.


Restrito a apenas uma unidade, é uma das maiores raridades que pode ser encontrada em território nacional e sua presença carrega muito conteúdo histórico, dos anos em que tínhamos poucas opções no mercado, mas muita criatividade para criar modelos exclusivos. Com certeza é uma época que inspira as minhas criações!

Para ver mais carros do Raridades nacionais, clique aqui.

Ficha técnica:

Motor: dianteiro, 4 cilindros em linha, longitudinal, 1600 cm³*, aspirado, número de válvulas não divulgado, injeção de combustível não divulgado
Transmissão: não divulgado
Performance: não divulgado
Consumo: não divulgado
Suspensão: dianteira independente do tipo McPerson, traseira eixo de torção
Freios: não divulgado
Pneus: não divulgado
Peso: não divulgado
Dimensões: não divulgado

*Era um motor 1.4 com volume alterado até aproximadamente 1600cm³.

Agradecimentos e fontes:
Autoentusiastas Classic
Rodolfo Pozzi

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes