Raridades nacionais - Volkswagen Gol Rolling Stones

Imagem do Volkswagen Gol Rolling Stones 1995 Cartoon na cor vermelha.
Resolução: 1600x900px | 4000x2250px

Muitos costumam aliar o rock como a trilha sonora perfeita para viagens, alta velocidade e carros. De fato, o mundo do rock tem muito a ver, visto que ambos são sinal de liberdade, aventuras e uma diversidade de emoções, tendo momentos calmos e inspiradores, como o blues numa autoestrada à noite com um céu limpo e estrelado, assim como um hard rock, descendo uma serra em pleno tempo ensolarado do verão. Apesar de estar mais tímido ultimamente, o rock ainda marca presença e nos anos 90 o cenário também não era muito diferente, onde o sertanejo e axé cresciam cada vez mais nas rádios, porém mesmo assim um show com guitarras fortes ainda é capaz de trazer multidões de fãs. Sim, mesmo com estes poréns, um dos símbolos do rock internacional viria a fazer o seu primeiro show no Brasil, marcando muitos jovens e adultos da época e é claro que a Volkswagen não deixaria este momento passar em branco, trazendo assim o Gol Rolling Stones, vestindo a segunda geração do carro de maior sucesso do país para esta data.

Foto: Divulgação Volkswagen

O Rolling Stones era uma versão comemorativa para a vinda da banda no festival Hollywood Rock no Brasil, que aconteceu em 1995 nos estádios do Maracanã (Rio de Janeiro) e Morumbi* (São Paulo). Ele utiliza a base de configurações do CLi e os seus diferenciais extras são a antena no pára brisa, toca fitas originais Volkswagen e adesivos da versão limitada na coluna C e tampa do porta malas escritos "Rolling Stones - Voodoo Lounge", com a arte da capa do CD de mesmo nome. Aproveitando a onda do festival e também sendo uma das patrocinadoras, a Volkswagen decidiu pegar a força da divulgação e lançar a série especial do carro, para ter um apelo jovial aliado à marca.

Parte do ingresso do show. Créditos: Ticket Memorabilia

Sobre o Hollywood Rock, ele foi um festival musical criado em 1988 com o intuito de pegar uma fatia do mercado que queria shows com bandas internacionais, antes preenchido no Brasil somente pelo Rock in Rio. Nirvana, White Zombie, Smashing Pumpkins, Barão Vermelho, Raimundos, Rita Lee e vários outros nomes fortes da música participaram destes festivais, que vieram a acabar em 1996, com a vinda da lei que não permitia mais que marcas de cigarro patrocinassem eventos públicos.

Arte da capa do disco

Os Stones aproveitaram este evento para incluí-lo nas suas viagens da tour do disco Voodoo Lounge, que foi o vigésimo segundo disco dos roqueiros ingleses, lançado em 11 de julho de 1994. A tour de sua divulgação durou até 30 de agosto, passando por diversos países (clique aqui para ver a lista de todos). Voodoo Lounge foi um sucesso de críticas e vendas, conseguindo emplacar algumas de suas músicas nos top hits, recebendo discos de platina e ganhando o Grammy Award como "Melhor álbum de rock". Com o peso do nome da banda, o álbum vendeu acima de 5 milhões de cópias, um tanto quanto mais do que as 12000 unidades especiais do Gol, que são bem mais raras de ser encontradas que o disco.

Antes de ir, fique com o nostálgico vídeo da abertura do show no Rio, em 1995 ao som de Not fade away!

*Inicialmente o show foi marcado no estádio do Morumbi, porém este foi interditado e os shows foram transferidos para o Pacaembu.

Para ver mais carros do Raridades nacionais, clique aqui.

Ficha técnica:

Motor: dianteiro, 4 cilindros em linha, longitudinal, 1596 cm³, aspirado, 8 válvulas, injeção monoponto
Transmissão: manual de 5 marchas, tração dianteira
Performance: 76 cv a 5500 rpm, torque 12,3 kgfm a 3500 rpm, vel. máx. 161 km/h, 0 a 100 km/h em 14,4 s
Consumo: 10,4 km/l em circuito urbano (gasolina), 14,2 km/l em circuito rodoviário (gasolina)
Suspensão: dianteira independente do tipo McPerson, traseira eixo de torção
Freios: dianteiros disco sólido, traseiros tambor
Pneus: dianteiros 175/70 R13, traseiros 175/70 R13
Peso: 945 kg
Dimensões: comprimento 3807 mm, entre-eixos 2468 mm, largura 1647 mm, altura 1411 mm

Agradecimentos e fontes:
Best Cars Web Site
CarrosnaWeb
Floga-se
Fotos de Carro
Sobre Gol
Stones Planet Brazil
Wikipedia

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes