Raridades nacionais - Volkswagen Kombi Edição 50 Anos

Resolução: 4000x2250px | 1600x900px

Poucos carros resistem tanto ao tempo utilizando a sua plataforma original. Assim como o Fusca, a Kombi marcou bem a presença no país com as plataformas T1 e T2. Praticamente idênticas, elas mantinham o visual retangular com bordas arredondadas, o que acabou rendendo o apelido de "pão de forma". Fabricada no Brasil, teve seu início de produção no ano de 1957, sendo também o primeiro modelo Volkswagen fabricado no país. Com seu preço, versatilidade e facilidade de manutenção atraentes, rapidamente ganhou grande parte do mercado, conseguindo resistir por anos e, 50 anos depois, nada mais justo do que ganhar uma versão comemorativa de aniversário, não?

Lançada em setembro de 2007, ela comemorava a idade de 50 anos desde a sua chegada e, de certa maneira, era a versão de (possível) despedida do modelo do mercado, pois estava sendo estudada uma nova lei que iria tornar obrigatório o uso de air bags e ABS em veículos nacionais fabricados a partir de 2008. Por coincidência, seu presente de aniversário acabou sendo uma extensão da vida de sua produção, visto que a lei da obrigatoriedade dos novos equipamentos de segurança foi postergada para 2014, dando uma vida a mais, que viria a acabar 6 anos depois com a versão de despedida Last Edition.



Assim como nos modelos clássicos, esta série vinha em duas tonalidades, pintadas em Branco Cristal e Vermelho Bonanza, sem contar os extras da versão comemorativa, que adicionava vidros verdes, vidro frontal em degradê na parte superior (chamado de "ray-ban"), piscas em fumê, vidro traseiro com desembaçador elétrico, bancos com forração Tear LE Fendy, placas com o número da série e adesivos da edição especial. Outro detalhe interessante é que, além de levar todos os itens de série citados anteriormente, o comprador levava também de brinde uma miniatura da Kombi de primeira geração.


Como a própria Volkswagen anunciava na época, a Edição 50 Anos era feita para colecionadores, tanto que uma legítima tem seu registro no documento constando a tal versão, sem contar que além do número no nome, ela era restrita apenas a 50 unidades, sendo um item raríssimo de ser encontrado pelo país.

Para ver mais carros do Raridades nacionais, clique aqui.

Ficha técnica:

Motor: traseiro, 4 cilindros em linha, longitudinal, 1390 cm³, aspirado, 8 válvulas, injeção multiponto
Transmissão: manual de 4 marchas, tração traseira
Performance: 78 cv (gasolina) / 80cv (álcool) a 4800 rpm, torque 12,5 kgfm (gasolina) / 12,7 kgfm (álcool) a 3500 rpm, vel. máx. 130 km/h, 0 a 100 km/h em 16,1 s
Consumo: 8,4 (gasolina) / 5,7 (álcool) km/l em circuito urbano (gasolina), 9 (gasolina) / 6,1 (álcool) km/l em circuito rodoviário (gasolina)
Suspensão: dianteira independente do tipo braço arrastado, traseira independente do tipo braço semi-arrastado
Freios: dianteiros disco sólido, traseiros tambor
Pneus: dianteiros 185/50 R14, traseiros 185/50 R14
Peso: 1297 kg
Dimensões: comprimento 4505 mm, entre-eixos 2400 mm, largura 1720 mm, altura 2003 mm

Agradecimentos e fontes:
CarrosnaWeb
Imprensa VW

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes