O suprassumo dos Supras

Imagem mostrando o desenho do Toyota Supra "TRD 3000GT"
Resolução: 1600x900px | 4000x2250px

Antes de ter a explosão e divulgação aberta da cultura tuning no Brasil nos meados dos anos 2000, conhecê-la antes disto era um trabalho um pouco mais difícil, o que ficava restrito aqueles que já tinham um pé no mundo automotivo do exterior. De certa forma, acabei sendo um destes, mas não visitando diferentes países e sim em frente a uma TV de tubo de 14 polegadas. Conheci muitas coisas sobre o mundo dos automóveis e personalização através dos videogames e o primeiro grande contato com carros modificados foi o game Gran Turismo 1, porém este lado foi melhor explorado na segunda edição do jogo, com modelos de carros convencionais modificados pelas preparadoras, principalmente japonesas, tais como Nismo, Mugen, Spoon, dentre outras.

Imagem mostrando o TRD 3000GT no game Gran Turismo 2
TRD 3000GT no game Gran Turismo 2.

Um carro que me chamou bastante a atenção e me marcou, assim como o Mazdaspeed Demio A-Spec, foi o TRD 3000GT, que utilizava um Toyota Supra como base. Na cor prata, com formas muito mais agressivas do que o modelo base, ele acabou me chamando a atenção por se tratar de um Supra modificado, conquistando o jovem eu por seu estilo despojado. Que carro diferente não atrai uma criança, não é? haha

Imagem mostrando a foto de divulgação do TRD 3000GT

Pesquisando em fóruns especializados no Supra encontrei algumas informações da produção deste kit, onde dizem que a produção completa foi limitada a 35 unidades, registrados com uma pequena plaqueta e extras descritos no documento de aquisição do carro, comprovando a autenticidade, mas creio que a TRD ainda vendia estes acessórios separadamente como peças de reposição, como seu próprio site mostrava.

Os 3000GT originais completos de fábrica possuem plaquetas de identificação para comprovar a autenticidade

O kit foi desenvolvido pela divisão esportiva da Toyota, a TRD (sigla para Toyota Racing Development) durante os campeonatos de turismo japonês em 1994, antes chamados de All-Japan Grand Touring Car Championship. Além de dar um visual de carro de competição ao Supra, o kit TRD 3000GT também tinha um propósito aerodinâmico funcional, como os spoilers com dutos de ar funcionais dos pára choques dianteiro e traseiro, mais o aerofólio traseiro ajustável, que servem para gerar downforce* e melhorar a estabilidade do carro em altas velocidades.

Imagem mostrando a foto de propaganda do TRD 3000GT
Anúncio de venda do kit TRD 3000GT. Vindo das pistas, ele teve a sua versão de rua.

Além das modificações estéticas, a mecânica também poderia ser melhorada através de uma série de opcionais oferecidos pela TRD, que poderiam ser instalados no motor, chassi e onde mais o proprietário desejasse, tais como sistema de suspensão Bilstein, rodas de liga two-pieces G7 da marca Panasport, freios retrabalhados pela Project Mu e diversos outros itens de acabamento e performance originais TRD. Não há uma tabela específica para a sua ficha técnica, pois todos os números poderiam ser alterados, dependendo do tamanho do bolso de seu dono, porém no game a sua configuração inicial era de um motor seis em linha 3 litros DOHC (duplo comando de válvulas) de 320cv a 5600rpm e 47,89kgf.m a 4500rpm, mantendo o peso total de 1510kg do Supra Turbo original. Nada mal para um Supra modificado...

*Força que o vento faz, que empurra o carro em direção ao solo.

Fontes e agradecimentos:

Driftworks
TRD

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes