A volta do Gorocco

Resolução: 1600x900px | 4000x2250px

E lá vamos nós trazendo o nome Gorocco mais uma vez. Sim, esta não é a primeira versão, mas sim uma versão revisada do primeiro modelo, onde refinei algumas linhas e adicionei alguns extras. E o que ele vai trazer de novo? Bem, muita coisa nova: ideias mais maduras, bodykit reajustado, rodas e mais outros itens.

MAS O QUE É UM GOROCCO?

Para quem está meio perdido ou conhecendo só agora, vou recapitular: O projeto Gorocco visa trazer elementos do cupê Scirocco para o Gol mantendo a identidade visual Volkswagen, dando assim uma cara mais esportiva e exclusiva para o nosso já conhecido nacional (daí o seu nome, que vem das junções Gol+Scirocco).


A RECEITA


Fazer um Gorocco é como preparar um prato estrangeiro: Você pega alguns ingredientes locais e acaba criando um novo sabor, sé que para automóveis a receita é típica de algumas empresas de personalizações das décadas de ‘70 a ‘90, onde criam modelos novos (muitas das vezes inspirados em modelos importados) com peças do mercado nacional.

A base principal é do Volkswagen Gol, podendo ser de qualquer ano da linhagem da primeira geração. Para começar traseira recebe as lanternas da linha Santana de ‘80, onde serão necessários alguns pequenos cortes não estruturais para receber o molde para a fixação das mesmas, assim como a dianteira receberá novos moldes para o novo conjunto óptico (podendo ser as do Santana ou retangulares de desenho semelhante e ainda da linha VW é aproveitado plástico de acabamento da coluna B do Gol GTi e portinhola da tampa do combustível do Voyage de primeira geração.


O novo kit aerodinâmico é todo inspirado no Scirocco MK2, nos quais compõem novos para-choques, saias, alargadores dos para-lamas, grade, spoiler traseiro são compostos de PRF (Polímero Reforçado de Fibra, mais conhecido por nós como “fibra de ...”) que podem ser voltados para o custo (fibra de vidro), performance e leveza (fibra de carbono) ou ecológica (fibra de materiais orgânicos, como por exemplo fibra de coco), dependendo do perfil do cliente e seu orçamento.

As rodas podem ser de qualquer modelo, mas para manter aquele aspecto de época escolhi as Scorro S-43 com aro e tala retrabalhados, para ficarem maiores (mas nada que sacrifique demais o conforto do carro, visto que um dos seus focos é o uso diário).


UM PEQUENO FLASHBACK

Quem é mais antenado em história automotiva brasileira deve saber (ou se lembrar) que nos anos ‘70 até o início dos ‘90 foi o ápice dos fora-de-série nacionais, que eram uma alternativa de ter modelos mais exclusivos usando componentes do mercado nacional, já que este estava fechado devido à proibição dos importados. Neste cenário sugiram diversos nomes: Dacon, Souza Ramos, Puma e diversos outros.

A proibição de importados gerou um número crescente de kits de personalização de época, tais como Souza Ramos Gol SR (esquerda), Rodão Saveiro Angra (centro) e Avel Voyage 741 B (direita).

De todos, dos principais que inspiraram foram o Voyage 741 B produzido pela Avel, que tinha lanternas do Santana e carroceria no estilo targa, Saveiro Angra II da Rodão, Souza Ramos Gol SR que utilizam o conceito de uma nova frente e grades personalizadas, sem contar o próprio Scirocco, no qual o Gol possui uma linhagem visual semelhante.

DESEMPENHO

Sua mecânica irá depender muito do gosto de cada um, mas para mantê-lo confortável e seguro para trajetos diários o velho motor AP 1800 ou 2000 reajustados para gerarem cerca de 150cv a 200cv são mais que suficientes para tornar ele esperto, sem contar a suspensão re-calibrada para um comportamento mais esportivo, mas nada extremo a ponto de detonar o conforto de rodagem, afinal este é um tipo de carro que gostaria de rodar todo o dia.

Apesar de ser um projeto diferenciado, o Gorocco mostrará que é sim poder ter um personalizado bem exclusivo que seja capaz de encarar as tarefas diárias. E você, o que acha desta ideia de ter um daily  dos anos 80 modificado? :)

Agradecimentos:

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes