Corpo antigo, mecânica nova

Imagem mostrando o desenho do projeto da Fiat Pick-Up 147 "1.3F"
Resolução: 1600x900px | 4000x2250px

Restomod, para quem não conhece, é uma vertente de customização de veículos que busca pegar a mecânica ou mais elementos de um carro antigo e aplicar soluções mecânicas e visuais modernas, sem descaracterizar demais a aparência externa. Bem, esta pequena explicação introdutória serve para demonstrar exatamente uma oportunidade que apareceu a pouco tempo atrás para o amigo Jorge Pinho, fundador de um dos clubes e páginas mais importantes do pequeno Fiat 147.

A oportunidade surgiu com um Fiat Mobi recém lançado, praticamente 0km e com a motorização 1.3 Firefly, uma ótima maneira de conseguir o motor, porém o cambio automatizado Dualogic fugia da proposta esportiva que buscava (sim, nós entendemos e respeitamos o câmbio e suas vantagens, porém o foco da experiência "crua" do manual era o que estava em mente). Decidindo esperar pela vinda de um manual, o Pinho acabou me compartilhando esta informação e decidimos partir para uma ilustração de como seria o visual caso encontrássemos e produzíssemos ele.

Colocado o briefing na mesa, partiríamos que o carro deveria ter um conceito restomod, seguir a linhagem italiana e pegar o máximo de conceitos visuais de Fiats de época, onde o principal nome citado foi o Uno 1.5R. Feito isto, já fui tendo algumas ideias e iniciei as rascunhando no digital, já aproveitando e resgatando um conceito visual que já tinha sido descartado por um cliente a tempos atrás.

Imagem mostrando o desenho da dianteira da Fiat Pick-Up 147 "1.3F"

Basicamente sendo um Uno 1.5R moderno, é claro que o 1.3F traz claras inspirações visuais do esportivo oitentista da Fiat, tais como as faixas laterais em degradê estilizadas (neste caso acabou recebendo um detalhe a mais para se diferenciar um pouco, com as cores da bandeira italiana no final de uma delas), caixa de rodas e saia lateral com um pequeno aplique em preto fosco e tampa traseira do porta malas em preto (que no caso da picape ficou com a estampa da traseira da cabine com esta coloração).

Além do visual, outro detalhe também inspirado na linha 1.5R é a esportividade da motorização. O motor moderno Firefly em um carro de baixo peso como a picape 147 já automaticamente o transforma em um esportivo, ainda mais se comparar com os padrões de carros de época: 101 cv (gasolina, álcool salta para 109 cv) a 6250 rpm e 13,7 kgfm (gasolina, com álcool alcança 14,2 kgfm) com um câmbio manual de 5 marchas, nada mau para um carro projetado nos anos 70.

Imagem mostrando o desenho da traseira da Fiat Pick-Up 147 "1.3F"

Como não só de motor é feito um verdadeiro esportivo, a dinâmica da suspensão e freios seriam retrabalhados, já que o próprio Jorge Pinho possui know-how nesta área e sempre foi apaixonado pelo fine tuning do acerto de seus carros (que também é dono de uma picape 147). O modelo das rodas são as (réplicas das HRE 505) aro 15, modelos semelhantes ao da Ferrari F40 para manter aquela veia ainda mais italiana ao esportivo, fechando o conjunto dinâmico.

Outros pequenos detalhes do estilo restomod seriam as lanternas em led, onde a lanterna traseira seria de fabricação própria, utilizando as linhas visuais da lanterna original com uma capa preta separando as linhas dos filetes luminosos. O conjunto dianteiro é possível encontrar diversos na internet, principalmente no exterior, onde encontramos um retangular de medidas muito semelhantes, que possuem lente lisa, máscara com acabamento preto e até as DRL (Day Running Lights), perfeitas até para a legislação atual que obriga o uso do farol baixo (ou DRLs caso o carro tenha) para o aumento da segurança no tráfego à luz do dia.

Apesar de termos passado perto da oportunidade, ainda não desistimos deste projeto, que tende a ficar cada vez mais acessível, visto que a quantidade de opções de encontrar o motor e transmissão devem ser facilitadas com o tempo, tanto no acesso quanto no preço. Concretizá-lo é uma questão de tempo ;)

Agradecimentos:

Eu tenho um Fiat 147

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes