Gorocco

Imagem do Volkswagen Gol na cor vermelha, com faróis retangulares do Passat 1987, lanternas do Santana EX e bodykit com linhas inspiradas no Scirocco de segunda geração.
Resolução: 1600x900px | 4000x2250px

Uma receita bem típica dos anos de 1980: utilizar o máximo de peças nacionais para se customizar um carro. Muitas preparadoras desta época utilizaram esta fórmula devido ao banimento de produtos importados, onde ficava cada vez mais difícil comprar ou manter um modelo que viesse de fora do país. Criativo que só, o nosso povo fez jus ao estereótipo do "jeitinho brasileiro" e arrumou formas de personalizar ou replicar modelos estrangeiros baseados em nossos carros nacionais. Essa é justamente o tema do desenho da postagem de hoje.

Gol (esquerda) e Scirocco (direita). Separados por um continente.

Desde que foi concebido, o Gol de primeira geração (chamado de "Gol quadrado", para os mais íntimos) foi fortemente inspirado no Scirocco, o seu primo esportivo europeu. Prova disto são as semelhanças nas linhas da sua carroceria e, principalmente, silhueta. O Gol, assim como o Scirocco, manteve o desenho da tampa do porta malas traseiro bem inclinado, assim como a frente quadrada com o capô levemente rebaixado, sem contar o desenho das janelas, de design bem próximo. Vendo todos estes detalhes visuais, por que não customizá-lo a ponto de se aproximar ao seu primo europeu?

Imagem contendo os rascunhos de propostas da dianteira e da traseira do projeto Gorocco.
Rascunhos das diferentes propostas da dianteira e da traseira.

Durante os seus esboços iniciais, foram feitos diversos rascunhos de opções de personalização da traseira e da dianteira, utilizando várias peças da linha Volkswagen para a identidade visual ser mantida. Faróis de Passats, lanternas de Santana e Voyage e até peças do modelo de exportação (Fox) foram cogitados, onde o modelo final escolhido pela votação de amigos foi o farol duplo do Passat de 1987 com piscas nos pára choques e as lanternas fumê do Santana EX, por remeterem melhor visualmente ao Scirocco de segunda geração.

Partes semelhantes entre o Scirocco. Lanternas do Santana EX e faróis do Passat 1987.

Além dos faróis e lanternas, pára choques, grade dianteira, aerofólio, conjunto das saias laterais com a caixa de roda e "sapatos" Bravo Velhas Apostas foram outros ajustes estéticos para completar o visual e ficar ainda mais parecido com o europeu.

Conheça também o Gorocco Mk2 acessando aqui.

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes