O grande Cherokee


A tribo dos utilitários esportivos sempre foi bem badalada, principalmente no final da década de 1980 e na de 1990. Hoje eles também continuam com certa força, mas o segmento é um pouco diferente, são os chamados "crossovers" (crossovers são mais focados na beleza do que no desempenho fora de estrada, podem ter ou não tração nas quatro rodas, são inspirados nos desenhos dos utilitários. Os utilitários focam mais em desempenho offroad, costumam ser mais robustos que os crossovers).

Um dos represantes de sucesso dos utilitários da década de 1990 foi o Jeep Grand Cherokee. O primeiro utilitário com o nome de Cherokee foi comercializado a partir de 1974, que era uma versão duas portas do Wagoneer. Com o passar dos anos, este nome foi ganhando boa reputação. Em 1992/1993, aproveitando o grande sucesso do Cherokee, é lançado o Grand Cherokee (geração de "sobrenome" ZJ). Seu projeto era ambicioso e trouxe inúmeras inovações para o segmento. Os utilitários tinham fama de ser pouco confortáveis, mas para contornar isso a Jeep resolveu investir bem nessa parte, dando bastante conforto, requinte e segurança ao carro, mas sem esquecer as fortes e boas referências 4x4 que a marca sempre foi elogiada.

O ZJ foi o primeiro 4x4 a apresentar airbag para o motorista, além de unir luxo e robustez, duas qualidades incomuns no segmento até então. A dedicação no projeto foi tanta que o carro acabou ganhando vários prêmios de revistas renomadas como "4x4 do Ano". Como a concorrência tinha carência em modelos que chegassem ao mesmo nível do Grand Cherokee (utilitário 4x4 + luxo) o modelo caiu no gosto do mercado em muitos o adquiriram, fazendo um grande sucesso de vendas.

Curiosidade sobre o nome: Os Cherokee são uma tribo norte-americana da região dos Grandes Lagos e proximidades que tiveram grande importância durante a colonização dos Estados Unidos durante o século XVIII. Foram famosos pela luta entre colonizadores x índios. Muitos filmes americanos que se passam nesta época tendem a mostrar um pouco dessa história.

Escrito por:
Victor Braga e Bravo
Fundador do Victor Bravo Design, Victor Braga e Bravo é estudante de Engenharia Mecânica, trabalhando também na área de design, com foco principal na customização de automóveis.

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes