Um brasileiro no outro lado do mundo

28 DE SETEMBRO, 2014
Volkswagen SP2 inspirado no visual dos Porsche RWB.
Volkswagen SP2 "RWB"

Quem está por dentro da cultura automotiva japonesa, com certeza já deve reconhecer as siglas RWB (de Rauh Welt Begriff). Para quem não conhece, fique tranquilo, aí vai uma breve explicação!

A RWB é uma preparadora de carros personalizados em Chiba, no Japão, que se dedica exclusivamente a modelos da marca Porsche por opção de seu fundador, Akira Nakai, um *gearhead apaixonado pelos carros desta fabricante. Num processo bem artesanal, os pára lamas alargados, as rodas de tala larga e os aerofólios gigantescos são quase uma assinatura da RWB, que virou referência mundial no assunto de personalização automotiva. O próprio Akira trabalha em suas obras, criando uma personalidade própria e dando nome a cada uma delas, tais como Stella Artrois, Pandora One, Muier Bonita, dentre vários outros.

Sobre a performance, todos os carros tem a sua mecânica feita por empresas terceirizadas, ficando à cargo da empresa de Akira a parte visual. Além de estarem em showrooms e eventos, os carros também estão quase sempre presentes nas pistas, mostrando que não são apenas itens de exposição!

Foto:Purwheels.com

"E de onde veio a ideia de fazer um SP2 nesse estilo?"

Akira dificilmente trabalharia em um carro que não fosse da marca Porsche, mas como a Volkswagen tem um forte laço com a marca, ainda mais se tratando do SP2, que possui motor boxer refrigerado a ar, porém essa ideia surgiu durante a discussão de um artigo de um site que discute sobre o mundo automotivo (muito bom, por sinal. Recomendo uma visita e boas leituras!) onde alguns membros propuseram esta combinação. Pois bem, lendo os comentários, decidi partir para o trabalho!

Como a marca registrada dos RWBs são os pára lamas avantajados, decidi começar por eles após terminar de desenhar a carroceria. Outro detalhe típico bem utilizado na oficina do Akira foram as rodas com talas largas. Além disso adicionei um spoiler dianteiro, removi os frisos laterais, coloquei novas entradas de ar laterais, alisei a carroceria (para ter menos arrasto aerodinâmico) e adicionei retrovisores no estilo fender mirror (estilo onde os retrovisores ficam posicionados sobre os pára lamas dianteiros, muito comum em carros japoneses antigos) para dar um toque mais nipônico ao Volkswagen. Os frisos laterais de madeira foram substituídos por adesivos, no esquema de cores Martini, bem famosos em carros de competição da destilaria.

O SP2 é um clássico bem raro de ser visto e qualquer modificação extrema com certeza incomodaria a muitos puristas, mas como tudo não passa de uma brincadeira, por que não? E você, o que achou do resultado final?

*Termo usado para designar uma pessoa que gosta e entende sobre carros.

Escrito por:
Victor Braga e Bravo
Fundador do Victor Bravo Design, Victor Braga e Bravo é estudante de Engenharia Mecânica, trabalhando também na área de design, com foco principal na customização de automóveis.

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes