Caminhão GTI

7 DE DEZEMBRO, 2014
Imagem do Volkswagen Constellation GTI utilizando desenhos em vetores.

No Brasil, grande parte dos transportes de produtos são feitos através das vias rodoviárias. Apesar de sermos um país com grande potencial para vias ferroviárias e fluviais, as rodovias ainda são o principal meio de movimentação de nossas mercadorias, porém estas nem sempre estão em boas condições. Com centenas (e as vezes até milhares) de quilômetros a percorrer, os que mais sofrem com estas más condições viárias são principalmente os caminhoneiros, devido à necessidade me muitas vezes ter que passar em trechos onde as vias não são lá umas das melhores, sem contar o gasto com eventuais manutenções emergenciais, visto que o impacto entre os pneus e os buracos com uma carga muito pesada pode provocar quebras em componentes mecânicos e o pior: provocar acidentes.

RJ-158 trecho Cambuci - Portela, trecho que costumava viajar diariamente (note os buracos recapeados).

Como aqui no Victor Bravo Design tratamos de desenhos, vamos sair um pouco das denúncias e vamos ao que mais gostamos de ver aqui, os desenhos e suas concepções!

Apesar de me focar mais em carros, sempre gostei de outras espécies de veículos, incluindo caminhões, porém como ainda não tenho muito conhecimento no mundo desses grandões, antes de customizar um, nada melhor do que estudá-los, o que pode ser incluído e retirado sem prejudicar a mecânica. Para isto uni com o prazer de jogar games, com o jogo Euro Truck Simulator 2, que me deu boas bases sobre mecânica e componentes/detalhes dos caminhões. Depois de duas semanas jogando o game, começaram a vir ideias, que acabei esboçando em uma folha de papel A4.

Imagem do rascunho do Volkswagen Constellation GTI em folha A4 feito à lápis.

A inspiração veio quando vi um Golf GTi da sétima geração. Sempre foi característico da linhagem GTi ter um friso vermelho envolvendo a grade, mas a sétima geração trouxe este friso também incorporado dentro dos faroís, o que acabou me dando a ideia inicial do projeto. Como seria se o Constellation tivesse esse friso vermelho nos faróis? Ou melhor, como seria se ele tivesse uma versão GTi? Pronto, já estava plantado o plano principal.

Além do friso, outra parte visual inspirada do Golf foram as saídas de ar que ficam logo acima dos faróis, assim como alguns detalhes das rodas, que imitam o desenho das do carro. Outras partes como retrovisores, prolongamento da cabine e chassis com desenho aerodinâmico foram acrescentados para dar um visual mais esportivo. Em seu interior encontraríamos tecidos na padronagem xadrez, com alguns detalhes em couro não só nos bancos, como também em partes do painel. Os equipamentos presentes seriam todos os opcionais da versão top de linha, tais como GPS, rádio de comunicação, ar condicionado, volante multifuncional, enfim, todos os equipamentos disponíveis para trazer o melhor do conforto para o seu motorista encarar qualquer viagem com um sorriso no rosto.

Com um desses disponível para ser pilotado, até eu iria querer virar caminhoneiro por um dia!

Escrito por:
Victor Braga e Bravo
Fundador do Victor Bravo Design, Victor Braga e Bravo é estudante de Engenharia Mecânica, trabalhando também na área de design, com foco principal na customização de automóveis.

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes