Clássicos de infância: O primeiro prêmio

24 DE MAIO, 2015
Resolução: 1600x900px | 4000x2249px

Todos com certeza lembram-se de algum presente de infância, podendo ser uma memória boa daquele brinquedo que você sempre desejava ou até mesmo uma experiência negativa, tais como as traumáticas meias ou cuecas. Que criança gosta de brincar com cuecas e meias? Bem, não irei duvidar ou questionar sobre o assunto, visto que o ser humano possui inúmeros comportamentos diversos e a imaginação da criança é algo sem limites, onde você pode ser transformado no Capitão Cueca, com o seu fiel escudeiro, o Mr. Meia. Porém, por mais estranho que pareça, um dos que mais me marcou foi um prêmio... virtual!

O "presente" em questão foi me dado pela primeira versão do jogo Gran Turismo, simulador de corridas muito popular entre gamers da década de 1990, onde o Mazda Demio na sua versão A-Spec era dada como prêmio na conquista do primeiro torneio do jogo, o Sunday Cup.

Demio A-Spec no jogo Gran Turismo

O Demio não era lá um dos carros mais carismáticos ou com design encantador do jogo, muito menos possui um desempenho digno de um superesportivo, mas como já diz uma das mais importantes regras do marketing: "Você não precisa ser o melhor, você precisa ser o primeiro para ser marcante". O pequeno Mazda conseguiu me marcar...

Apesar de ter sido ofuscado por outros carros mais potentes do jogo, o Demio não fazia feio, ainda mais levando em conta as suas especificações técnicas. Motor 1.5 de 4 cilindros em linha com comandos simples de válulas no cabeçote, que reajustado pela divisão esportiva Mazdaspeed gera o torque de 12,99 mkgf a 4500 rpm e 99cv de potência a 7500 rpm, com o seu corte de giro levemente mais alto que a versão comum GL-X, dona de 98cv a 6000 rpm. Com o peso de 819 kg (140kg mais leve que a GL-X), o hatch/minivan tinha boa estabilidade e, graças a sua impulsão via tração dianteira, ele se dava bem em circuitos fechados de baixa velocidade.

No jogo, o carro era bom de guiar e se dava bem nas pistas com curvas fechadas

O kit Mazdaspeed, além de leves alterações no peso e motor, incluía também opcionais como escape para gerar um som mais esportivo, suspensões, rodas de liga, kit aerodinâmico (este podendo ser vendido por partes separadamente ou em conjunto divididos em pára choque dianteiro, traseiro, saia lateral, capa da terceira janela lateral traseira e aerofólio traseiro, para melhorar o coeficiente aerodinâmico) e uma série de outros equipamentos. O kit completo dava uma cara de carro de competição, com aquele visual bem tuning da moda do final da década de 1990. Um ponto interessante e positivo do kit é que este era legalizado para as ruas, o que não iria gerar problemas na documentação, caso o proprietário do carro quisesse instalá-los. 

Esboço do Demio cartoon no papel

Na etapa de construção do desenho, ele foi feito em uma folha A3, utilizando um lápis comum. Após os acertos finais, a folha foi escaneada, indo para a fase final de pintura e vetorização no Corel Draw, onde recebeu todo o acabamento digital. Por incrível que pareça, foi mais trabalhoso encontrar as informações escritas das especificações técnicas do que o desenho em si, porém foi um trabalho prazeroso lembrar deste carrinho e, mesmo após anos, descobrir muitas coisas interessantes sobre sua performance, sem contar a nostalgia de poder jogar o clássico Gran Turismo novamente, Foi muito divertido!

Escrito por:
Victor Braga e Bravo
Fundador do Victor Bravo Design, Victor Braga e Bravo é estudante de Engenharia Mecânica, trabalhando também na área de design, com foco principal na customização de automóveis.

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes