O cavalo da família

Resolução: 1600x900px | 4000x2249px

É hora de voltar aos velhos costumes! Nada mais comum do que qualquer designer ou desenhista/artista desenhar à mão, certo? Bem, para mim nem tanto... mas a partir de agora se tornará algo bem comum, graças ao carrinho acima. "Como assim? O desenho acima é digital!", em partes este pensamento é meia verdade, porém isto será explicado mais adiante, após uma breve introdução sobre o modelo desenhado.

A Ford Belina foi criada em 1970 na intenção de competir contra a Volkswagen Variant, que já era uma grande consagrada no mercado nacional, por compartilhar a mecânica a ar do Fusca, com a sua fama de "inquebrável". Pergunte a qualquer parente ou conhecido seu que tenha vivido nesta época, sabendo que o mercado era bem tradicional no que se diz a compra de carros. Vendia aquele que já possuía uma boa fama (seja ela verdadeira ou distorcida) e os gostos por marcas eram basicamente passados de geração em geração de familiares (meu pai que os diga! haha). Então, conseguiria a Belina competir com a já consagrada perua Variant? De certa maneira, até que sim. A Belina foi levemente ofuscada pelo atraso em relação ao lançamento da Variant, mas isso não significou que foi um fracasso, isso em partes graças ao seu irmão Corcel, com quem compartilhava o visual e mecânica, conquistando aqueles que já eram adeptos da família do "cavalinho da Ford", adotando a Belina como uma espécie de "cavalo da família", visto que a carroceria em forma de perua/station wagon tinha bastante espaço para todos os integrantes da família e suas malas.

Esboço da Belina cartoon e a sua fonte de inspiração

Como alguns amigos sempre me questionavam sobre a ausência dos meus desenhos serem feitos à mão, acabei por criar coragem e investir um pouco mais nesta área, onde acabei realizando a compra de folhas A3 e uma mesa inclinada específica para desenhos. Mas com qual carro eu iniciaria os meus desenhos? Por incrível que pareça, isso foi um dos motivos da demora de iniciar, até que eu estava lendo uma revista sobre clássicos nacionais dos anos 70 e parei na página da Belina. Após uns 10 minutos pensando se deveria ou não desenhá-la, acabei por ir logo e já começar, antes que inventasse algum motivo para desanimar. Para começar com um treino mais simples, sem uma necessidade firme de manter as proporções do carro, optei pelo estilo cartoon.

Apesar de todo o tempo sem treinar à mão, o resultado final me agradou e o desenho foi digitalizado para ir para o processo de vetorização e pintura, no Corel Draw. Agora finalmente tomei coragem para voltar a desenhar da maneira "clássica", será que obteremos bons resultados no futuro?

Um abraço!

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes