Em memória ao Kiko

Resolução: 1600x900px | 4000x2249px

A Ford lançou recentemente a bicicleta protótipo MoDe:Flex, movida à propulsão humana como uma bike convencional ou, se você for um pouquinho mais preguiçoso, através de um motor elétrico. Muito além de ser tracionada pela eletricidade, a bike também apresenta diversos dispositivos bem interessantes...


A principal filosofia deste conceito é reinventar a bicicleta para os padrões da conectividade atual, integrando-a às funções do smartphone. A bike é capaz de detectar desníveis e obstáculos na pista, enviando um sinal sonoro para o condutor ficar alerta, enviar informações sobre o tempo, distância, vias com menor tráfego, batimentos cardíacos do ciclista, calorias queimadas, entre outros, tudo isto graças ao aplicativo MoDe:Link, que será o "cérebro" da bike.

Além da parte digital, a MoDe:Flex também foi pensada para ser de agradável utilização no dia-a-dia, com um motor elétrico recarregável que promete ajudar o condutor a não suar durante sua ida ao trabalho, manetes que vibram na parte esquerda ou direita indicando o caminho, dependendo do traçado escolhido pelo ciclista no GPS, faróis e lanternas de LED que usam a tecnologia de face espelhada encontradas no Ford GT e F-150 para iluminar o caminho, assim como agir como um dispositivo de segurança, alertando aos motoristas sobre a presença do ciclista. Na hora de guardá-la no seu trabalho, casa ou transportá-la no carro, o quadro dobrável economiza o tamanho em comprimento.

Ford GT40 com a icônica cor Gulf Oil.

Saindo um pouco dos aspectos técnicos da bike e voltando ao assunto principal da postagem: A customização. Os mais antenados no mundo automotivo já devem ter sacado de cara a referência das cores azul claro e laranja, inspiradas no clássico GT40 da Gulf Oil (imagem acima), campeão de Le Mans em 1968 e 1969. Se ao pensar em Ford GT, automaticamente os entusiastas já pensam nas cores Gulf, então por que não aplicá-la na bike da "oval azul"? Foi isto o que fizemos...

Rodas inspiradas no clássico.

Além da coloração, alguns outros detalhes e vincos em relação ao modelo original foram mudados de leve, tais como as rodas de 6 raios com pequenos ressaltos (seriam o mais arredondados o possível, para evitar o arrasto aerodinâmico) que remetem às rodas utilizadas pelo GT40 campeão, com acabamento interno laranja e bordas diamantadas. Outra mudança foram alguns vincos perto da região da bateria, onde agora tem linhas diferentes para acompanhar o detalhe da pintura preta central, que vai da parte superior até os pés de velas SRAM (suporte que liga o quadro da bike até os pedais), que também receberam a coloração azul e alaranjada. Com todas estas mudanças, você estaria preparado para encarar uma voltinha em LaSarthe sem suar? rs

NOTA:

Durante o início da execução deste desenho, fiquei sabendo que o Cristiano Correa Molinari sofreu  um enfarte e acabou por falecer na semana passada (3 de julho de 2015).


Cristiano, mais conhecido como "Kiko Molinari", foi um dos fundadores do blog Bizarrices Automotivas e editor do Carros Raros BR era apaixonado por carros e bikes. Ele sempre participava de eventos de ciclismo, assim como cobria eventos automobilísticos no seu blog. Apesar de nunca ter tido a oportunidade de encontrá-lo pessoalmente, Cristiano sempre ajudou na divulgação do A Arte do Paint e era um dos amigos que eu enviava prévias dos rascunhos de alguns desenhos do Victor Bravo Design para coletar opiniões e sugestões antes da publicação.

Como era um apaixonado por carros e bikes, sei que ele iria curtir esta postagem. Fica registrado aqui como uma singela homenagem.

Um abraço Kiko e, esteja aonde você estiver, curta bastante esta longa viagem de bike!

Uma das fotos utilizadas por Cristiano, na moldura da capa de seu Facebook.

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes