Além da linha Gol

9 DE AGOSTO, 2015
Desenho do Volkswagen Santana 1988 GTi
Resolução: 1600x900px | 4000x2250px

Será que uma versão GTi do Santana teria boa aceitação no mercado nacional? Tivemos a opção do Sport e a do EX (Executivo), porém eles tinham um visual mais discreto, perante as linhas chamativas do Gol GTi, que foi um tiro certeiro da VW nacional. Ver aquele Gol em dois tons de cores com o icônico Azul Mônaco e as saias e pára choques prateados, sem contar as rodas Pingo de Chuva e os faróis de milha, que foram objetos de desejo na época.

O que aconteceria se fundirmos o Santana com a proposta do Gol GTi? Eis o resultado...

Foto à direita do Gol GTi e à esquerda o Santana de duas portas, ambos de primeira geração.
Gol GTi à direita e o Santana duas portas à esquerda.

O primeiro passo para torná-lo mais esportivo seria retirar os vincos cromados dos pára-lamas, grades, pára-choques e encaixe dos vidros, substituindo alguns pela cor preta. Segundo, criar os kits aerodinâmicos e acessórios que o deixassem com mais cara de GTi, tais como o bodykit na cor prateada com um pequeno filete azul claro, batentes e faróis de milha pretos dianteiro e as rodas Pingo de Chuva, sem contar alguns detalhes exclusivos da linha Santana, tais como as lanternas fumê e o aerofólio traseiro, presentes na versão EX.

Apesar de não ser um projeto inovador, o principal foco foi tentar novas técnicas de pintura para economizar tempo, sem sacrificar a qualidade do desenho. Um projeto rápido e simples, indicado para amantes de carros retrô, de perfil mais conservador e que gostem de um visual que remetam a séries especiais ou carros que viriam numa configuração limitada de fábrica. Simples, de fácil adaptação e criação, é a escolha para quem tem um Santana que necessita de uma restauração, mas quer fazer algo mais exclusivo, mantendo o padrão de fábrica da época.

Escrito por:
Victor Braga e Bravo
Fundador do Victor Bravo Design, Victor Braga e Bravo é estudante de Engenharia Mecânica, trabalhando também na área de design, com foco principal na customização de automóveis.

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes