Raridades nacionais - Sulam 130 SC

Resolução: 1600x900px | 4000x2250px

O 130 SC (também chamado de 130 Cabriolet), comumente conhecido como "147 Conversível", era uma personalização feita pela Sulam. Já bem reconhecida por fazer adaptações exclusivas na carroceria de modelos nacionais (visto que as importações eram proibidas nas décadas de 1970 até a de 1990), tais como transformar sedans médios em limousines, alguns kits de carroceria personalizados, interior remodelado e, é claro, versões conversíveis dos carros de nossa terra brasileira. A Sulam começou com o Fusca em 1978, mas dois anos depois expandiu a sua linha e deu a oportunidade aos donos e amantes do Fiat 147 sentirem os ventos em suas cabeças.

Diferente de alguns carros artesanais, a Sulam fazia questão de que seus conversíveis recebessem a devida segurança, através de reforços estruturais, espelho retrovisor do lado direito (lembre-se que naquela época isto não era comum e obrigatório), sendo aprovados até pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Outro detalhe que mostra a competência no profissionalismo e regulamentação do carro é que os exemplares originais tem cadastro no documento do Detran como "Sulam 130 Conversível" e não como "Fiat 147 Pickup" como a maioria dos projetos artesanais.

Considerado uma raridade, ver um Sulam 130 SC nas ruas é para poucos. (Foto: Divulgação Sulam)

O 130 SC era na verdade feito sobre a carroceria do Fiat 147 Pickup, que dispunha de um espaço extra na caçamba, onde ficava mais fácil de adaptar um assento traseiro. Apesar de ter uma carroceria Fiat, o 130 recorria à grande rival Volkswagen para a inspiração das linhas da personalização, no modelo do Golf Mk1 Cabriolet, tais como faróis redondos, nova grade, barra anti torção na coluna B, pára choques na cor do carro remodelados com piscas integrados, rodas Jolly LeMans, faróis de neblina, bancos de couro, volante esportivo, carpetes e capota retrátil localizada bem na extremidade traseira que, quando armada, ficava com a forma próxima de uma carroceria hatch. Como se tratava de uma conversão quase completa, a cor da carroceria poderia ser escolhida conforme o gosto do dono, porém a mais divulgada foi a amarela, que se encontrava nos folders de divulgação.

Sobre a mecânica, número de vendas e unidades em circulação não achei muita informação sobre. Apesar da internet ser um local vasto, tamanha a raridade do modelo torna difícil de encontrar algo a mais, porém isto não esconde a qualidade e o capricho deste pequeno Sulam, que com certeza não passará despercebido.

Para ver mais carros do Raridades nacionais, clique aqui.

Ficha técnica:

Motor: dianteiro, 4 cilindros em linha, transversal, 1048 cm³, aspirado, 8 válvulas, carburação simples
Transmissão: mecânico de 4 marchas, tração dianteira
Performance: 55 cv a 5800 rpm, torque 7,8 kgfm a 3800 rpm,  vel. máx. 138 km/h*, 0 a 100 km/h em 18,8 s*
Consumo: 10 km/l em circuito urbano (gasolina)*, 15 km/l em estradas (gasolina)
Suspensão: dianteira independente do tipo McPerson, traseira independente do tipo McPerson
Freios: dianteiros disco sólido. traseiros tambor
Pneus: não divulgado
Peso: 760 kg**
Dimensões: comprimento 3627 mm, entre-eixos 2225 mm, largura 1545 mm, altura 1350 mm

*Performance baseada na Fiat 147 Pickup, com quem compartilha a mecânica.
**Peso baseado na Fiat 147 Pickup. O 130 SC é um pouco mais pesado, devido aos reforços na carroceria.

Agradecimentos e fontes:
CarrosnaWeb
Grupo do Facebook "Arquivo do carro nacional"
Grupo do Facebook "Eu Tenho um Fiat 147"
Lexicar Brasil
Sulam

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes