Voya-J Wagon, a Parati nissei
Resolução: 1600x900px | 4000x2250px
Baseado no Voya-J sedan duas portas (leia mais sobre ele aqui), o Voya-J Wagon é a versão perua da linha, que aproveita a base do Volkswagen Parati de primeira geração para a sua construção. Além da carroceria, outro traço da VW utilizado são os faróis quádruplos do Passat e, diferente do sedan, as lanternas traseiras continuaram originais (até testei algumas da fabricante com modelos até 1986, porém não ficaram muito boas).
A perua Nissan Bluebird foi uma das fontes de inspiração
O projeto pega alguns traços dos principais carros utilizados pelo mercado japonês nas décadas de 70 e 80, tais como fender mirrors¹, pára-lamas alargados e rebitados, sharknose² e pintura dois tons. As rodas são as clássicas nacionais Scorro S/43 de 4 raios preta com detalhes diamantados, de design bem retrô e robusto, se assemelhando com alguns desenhos de rodas típicas do mercado japonês de época.
Além dos detalhes citados anteriormente, outros itens visuais também foram modificados, tais como os pára-choques dianteiro e traseiro (o dianteiro é idêntico ao do sedan, já o traseiro recebeu uma leve modificação para facilitar a abertura do porta-malas) que podem ser confeccionados em fibra, aerofólio duplo traseiro, lanterna com piscas em fumê e tampa do porta-malas alisada com um suporte de placa na cor grafite.
Sobre a mecânica? Motorização pensei no velho conhecido AP 2.0, porém com a ajuda de um turbocompressor para entregar mais potência nas rodas... traseiras! Sim, alguns amigos e conhecidos sugeriram utilizar até peças do Chevrolet Chevette para que isto se concretize, o que não é má ideia, visto que eu mesmo adoraria arriscar algumas manobras de drift com este projeto! haha
¹Fender mirrors são espelhos retrovisores presos na parte superior aos pára-lamas dianteiros.
²Sharknose é uma extensão do capô utilizada como acessório para dar um visual mais agressivo e pontiagudo ao carro.