Chrysler PT Cruiser Retrovan, uma maneira de viajar aos anos 50

Imagem do desenho do Chrysler PT Cruiser Retrovan
Resolução: 1600x900px | 4000x2250px

Após uma semana de pausa estou de volta e, como prometido, trazendo um novo projeto. Bem, não irei dizer que é "tão novo assim", pois a sua concepção começou faz um bom tempo atrás (quem acompanha o Instagram do site com certeza já deve ter visto algumas imagens do desenvolvimento dele lá no finalzinho de abril) e acabou sendo pausada porque fui recebendo um número razoável de novas encomendas neste meio tempo e o site foi sendo reestruturado, reformas importantes que acabou "congelando" algumas ilustrações mais descompromissadas.

Bem, com descanso e energias repostas a mente fica mais fértil para novas ideias, o que acabou me dando um gás para finalizar este projeto que ficou um bom tempo não finalizado... e já era hora de finalizá-lo! haha

Imagem mostrando a dianteira do Chrysler PT Cruiser ''Retrovan''

O PT Cruiser foi lançado em 2000 e durante aquele tempo a tendência era lançar carros com design retrô resgatando traços dos anos 50 e 60. Além do PT Cruiser, Chevrolet SSR e Ford Mustang (assim como diversos outros lançados do início até meados dos anos 2000) beberam muito desta fonte e para resgatar um pouco mais ainda desta era clássica da geração dos "baby boomers"², decidi aplicar alguns detalhes no PT Cruiser que remetessem ainda mais à época, aderindo ao estilo "Retro look".

Imagem mostrando a traseira do Chrysler PT Cruiser ''Retrovan''

O Retro look é bem comum neste Chrysler e as conversões da carroceria para uma versão van também, porém quando pesquisei imagens e projetos nesta pegada na internet sempre via muita coisa que parecia ou incompleta ou exagerada demais. Sim, sei que existem muitos de qualidade, porém os que achei sempre me via aquele sentimento que alguns detalhes poderiam ser aperfeiçoados. Durante toda esta pesquisa encontrei também o conceito oficial da marca que possuía a tal carroceria de van que acabou inspirando parte de lateral e muitas, mas muitas imagens das vans de época, tais como a Chevrolet Panel Truck, que acabou inspirando grande parte da traseira.

Imagem das fotos do PT Cruiser Van Concept (direita) e Chevy Panel Truck (esquerda)
Conceito van do PT Cruiser (direita) apresentado em 2000 e Chevy Panel Truck (esquerda) da década de 50 foram duas das inspirações para o projeto

As modificações do PT Cruiser partem daí, com muitos destes itens. Como a versão conceito apresenta a porta do porta-malas inteiriça, o maior desafio seria na adaptação do novo sistema de abertura, que agora incluiria duas portas que se abririam pelo meio, muito mais comum dos carros daqueles tempos antigos. Para dar um visual mais único, as lanternas traseiras foram modificadas por pequenas ovais de contorno cromado e lente rubi para dar um toque mais retrô à traseira, com os piscas movidos para o pára-choque traseiro e a luz de ré embutida no friso cromado.

Chrysler Airflow e sua grade foram fonte de inspiração também.

Na sua parte dianteira o pára-choque agora é bipartido com um pequeno friso cromado e suporte de placa na parte esquerda. A grade dianteira possui um desenho novo, totalmente inspirado no seu avô, o Chrysler Airflow. Outra escolha para dar aquele toque bem "anos 50" foram os pneus com banda lateral branca acompanhado das rodas American Racing Turbine, com o conjunto da pintura da carroceria "saia e blusa"¹ e logotipo de época da Mopar na lateral.

Imagem mostrando detalhes da frente do Chrysler PT Cruiser ''Retrovan''

Em sua versão original o PT Cruiser possui um motor 4 cilindros em linha transversal 2.0 (ou podendo chegar ao 2.4 em versões mais recentes), já atendendo ao padrão que os brasileiros estão acostumados, porém no Retrovan penso em ou manter o original no padrão wiretuck³ e levemente preparado para render na faixa dos 200cv ou até mesmo uma troca por algum small block da família General Motors ou até mesmo um Hemi mais volumoso, dependendo do investimento gasto no projeto.

Imagem mostrando o detalhe da traseira do Chrysler PT Cruiser ''Retrovan''

E você, curte o visual dos anos 50? Se pudesse ter um exemplar do Retrovan, você teria um? Se sim, espere por vir, pois planejo muito mais carros nesta pegada, incluindo de modelos nacionais. Um abraço e até mais, pois muitos projetos ainda virão pela frente! (:

¹Pintura saia e blusa é aquela na qual o carro possui dois tons de cores em sua carroceria, geralmente se dividindo na linha de altura da porta.

²Traduzindo ao pé da letra, significa "explosão de bebês", pois na época pós Segunda Guerra Mundial houve um crescente número de nascimentos, fazendo com que quem nasceu nos meados dos anos 40 até 60 recebesse este título.

³Wiretuck é um estilo de customização do cofre do motor onde o preparador oculta grande parte da fiação para manter um visual mais limpo.

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes