Voya-J, um Voyage japonês

Imagem da ilustração do projeto Volkswagen Voyage ''Voya-J''
Resolução: 1600x900px | 4000x2250px

Há alguns meses venho notando o interesse de muitos entusiastas de carros brasileiros pela cultura automotiva do Japão. Vídeos no Youtube, o aumento da aparição destes carros em certas franquias de jogos, portais importantes do ramo noticiando sobre este tema e muitas, mas muitas fotos sendo compartilhadas por colegas e amigos do ramo. É notável o crescimento do interesse e, obviamente, respeito muito o Japão por ser um dos maiores inovadores e influenciadores em diversos tipos de customização.

Cansado (no bom sentido. rs) de ver diversas fotos sobre este tema e poucos projetos nacionais concluídos, comecei a trocar ideias com alguns amigos e fui desenvolvendo o Voyage, escolhido como base por ter um design mais "quadrado" em sua carroceria, perfeito para a proposta do projeto.

Esboço inicial do Voya-J (sim, o desenho está bem sujo. haha).

Depois de consultas e papos via Facebook, era hora de iniciar a elaboração dos rascunhos e colocar vários traços presentes do DNA dos carros japoneses das décadas de 70 e 80, tais como fender mirrors¹, sharknose², pára lamas rebitados, pintura dois tons e mais alguns detalhes, usando a mesma receita dos projetos do VBD³: construir algo diferente utilizando as peças do nosso mercado nacional. Após pesquisar sobre diferentes carros destas épocas, algumas imagens foram surgindo em minha mente...

Imagens do Toyota Sprinter Trueno, Nissan Skyline 2000GT-R, Guepardo, Avel Voyage e Toyota Cressida
Inspirações do projeto, tanto nipônicas quanto brasileiras: Toyota Sprinter Trueno (superior esquerdo), Nissan Skyline 2000GT-R (superior direito), Guepardo (inferior esquerdo), Avel Voyage (inferior centro) e Toyota Cressida (inferior direito).

Com os pensamentos já mais direcionado, era hora de selecionar os acessórios e aplicá-los ao carro. No intuito de dar aquela cara mais retrô e nipônica, muitos detalhes que dessem essas características foram escolhidos, juntando todos os diversos estereótipos que tinha visto em games, animes e, obviamente, nos próprios carros. Pintura em dois tons? Sim. Rodas de época? Sim. Visual quadradão, cores retrôs e tudo mais? Sim, sim e sim.

Os kits de pára-choques são os mesmos confeccionados para o Gorocco com leves alterações (entrada de ar inferior mais aberta para o intercooler e capas que envolvem os faróis de neblina), lanternas do Santana com piscas fumê, pára lamas rebitados (inspiração do Nissan Skyline 2000GT-R), grade personalizada mais agressiva inspiradas do nacional Guepardo com algumas modificações, faróis quádruplos, aerofólio traseiro no estilo ducktail fabricado por Leonardo Figueira, rodas clássicas de 4 raios da Scorro com tala e aro redimensionados (se estiver procurando por este tipo de personalização de rodas, pense no serviço da empresa Pronto Rodas, pois além da qualidade eles possuem todo o aval de segurança aprovado por engenheiros) e pintura em dois tons com a cor grafite claro e o letreiro lateral AP 2.0 Turbocharged. Nada mais anos 80 do que isto, não?

Imagem mostrando algumas outras cores testadas no Voya-J
Alguns testes de cores para o carro.

Outro detalhe bem bacana foram os testes de cores, onde eu e o amigo Diego Bachini Lima fomos testando várias combinações com tons bem utilizados de época (as franquias Gran Turismo clássicas foram excelentes consultas). Começamos com as básicas Branco Takumi e Preto Osaka, indo para tons um pouco mais fortes como o Vermelho Sol Nascente, Vinho Kyoto e Azul Tokyo Noturno, porém nada mais "Japão anos 80" do que aquelas cores com uma saturação mais branda, que acabamos por selecionar as Terra Claro Edo, Verde Iketani e Azul Céu Cinzento Saitama, todas elas no acabamento de cor sólida.

Não possuímos a baía de Tokyo recheada de prédios e luzes de diversas cores com as suas quase infinitas wangans*, mas o Voya-J traria aquele clima mais japonês para qualquer rolê noturno em nossas auto-estradas e avenidas brasileiras, com um visual digno de um carro oitentista de fábrica vindo direto da terra do sol nascente.

Conheça também a versão perua do Voya-J baseado no Volkswagen Parati.

Agradecimentos:
-Diego Bachini Lima
-Du Oliveira
-Flávio Beutler
-Jorge Pinho
-Leonardo Figueira
-Ronaldo de Almeida Brochado

¹Fender mirrors são espelhos retrovisores presos na parte superior aos pára-lamas dianteiros.
²Sharknose é uma extensão do capô utilizada como acessório para dar um visual mais agressivo e pontiagudo ao carro.
³Sigla para Victor Bravo Design.
*Gíria para autoestradas, muito utilizada por japoneses.

Postagens mais visitadas

Parceiros


Outras Redes